Marketing Político
Daniel Oliveira, no seu blog, queixa-se do «tratamento dado pelas televisões aos congressos do CDS e do Bloco de Esquerda» [aqui] evidenciando que «Um abriu os telejornais em directo e foi acompanhado ao minuto, com direito a comentário político. O outro teve o acompanhamento digno de um partido extra-parlamentar.» [aqui].
Tem toda a razão, mas temos que encarar as variáveis em jogo...
Mais do que a transmissão do discurso do líder, o que aconteceu no congresso do PP foi o acompanhamento (muito excessivo, concordo) da nomeação do candidado às intercalares de Lisboa, que Paulo Portas soube utilizar em proveito próprio (não fosse ele oriundo da comunicação social), e promovido ao longo de todo o fim-de-semana.
No caso do BE não existiu propriamente nenhuma novidade, foi um "simples" discurso final de um líder eleito e esperado...
Pelos vistos os marketers políticos do BE estão a perder qualidades e, Paulo Portas é mestre nesta escola...
MAV