Porque Hoje é Feriado

Hoje não se trabalha, é feriado, e ainda bem… Do alto do meu sentimento português só tenho pena que não seja amanhã, e que dia 10 na segunda-feira. Isso sim, seria mesmo bom.


 


Mas hoje é feriado, feriado católico, dizem que é dia do corpo de Cristo.


 


Ora bem, que lógica terá a existência de feriados católicos num pais laico, onde existe uma separação entre a Igreja e o Estado? Talvez porque vivemos num pais tradicionalmente, e de maioria, católica? Até consigo compreender, e o meu sentimento português (onde um feriado calha sempre bem, seja em que dia for) não me deixa ser contra estes feriado.


 


Mas, por uma questão de coerência, não seria positivo (e constitucionalmente correcto) permitir a todos aqueles, que não sendo católicos, ir trabalhar normalmente? E não seria positivo (e constitucionalmente correcto) permitir a todos aqueles, que não sendo católicos, utilizassem estes dias de folga num outro dia que para eles fosse simbólico? E não seria positivo (e constitucionalmente correcto) permitir a todos aqueles, que não sendo católicos, e mesmo que não tivessem, um outro dia que para eles fosse simbólico, utilizar esta folga, num dia que entendessem?


 


MAV

publicado por MAV às 12:44