as equipas "b"...

A Selecção Nacional de Sub 20 está neste momento a disputar (e a ganhar) as meia-finais do mundial da categoria.

Uma selecção sem individualidades, mas com notável espírito de equipa e qualidade individual e colectiva. Independentemente do resultado de hoje, a participação deve ser valorizada e aplaudida. Mas isto tem que nos levar a reflectir sobre uma situação...

Praticamente nenhum dos jogadores desta selecção são primeira escolha (ou segunda... ou terceira...) dos principais clubes nacionais. E temos tido diversos exemplos da dificuldade que os jogadores mais jovens têm aquando da sua passagem para o escalão sénior (recordemos por exemplo, onde andam os jogadores do FCPorto que no ano passado foram campeões nacionais de juniores "a").

Isto apenas releva a necessidade de se criar, no âmbito, pelo menos das equipas da primeira liga nacional, das chamadas equipas "b". Equipas que possam disputar campeonatos de qualidade e de elevada competitividade, de forma a facilitar a sua passagem ao escalão maior, mantendo-os no seio das suas equipas de sempre. Seriam equipas apenas com jogadores jovens, com historial no escalões mais jovens desses mesmos clubes, e permitindo que, a qualquer altura, fossem chamados à equipa principal.

Quer por motivos desportivos, quer por motivos financeiros, sendo que isto seria positivo não apenas para esses mesmos clubes, mas também para o futuro da própria selecção nacional. E passaria a render (a diversos níveis) apostas sérias na formação.

E o futebol português está cheio de exemplos positivos de situações em que jovens foram chamados, e aposta, das equipas principais.

publicado por MAV às 23:21